My Photo
Name:
Location: Joinville, Santa Catarina, Brazil

Sou professora formada em letras e pós-graduada na área. Exerço esta função há 15 anos, 12 deles na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Sou casada, mãe de uma linda menina (6 anos)e como profissional, busco constantemente melhorar o meu desempenho nas práticas educativas no ambiente informatizado, onde trabalho atualmente.

Monday, May 29, 2006


A IMAGEM VIDEOGRÁFICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Quadro de Análise e Classificação de Programas Televisivos

Os programas de maior audiência na televisão divulgam baixo percentual de conteúdos educativos, não apresentam relação direta com as informações para a formação intelectual do cidadão, uma vez que estas já aparecem interpretadas, conduzindo o espectador a absorver as idéias de modo passivo e a concordar com elas.
Há forte preocupação da mídia em ganhar audiência e, em detrimento disto, investem na produção de informações sobre questões corriqueiras, alienando a população, transformando-a numa espécie de consumidora atomizada.
A avaliação que aqui se faz dos programas exibidos na TV aberta, nos horários de maior audência, é de que os mesmos não atendem aos interesses do cidadão brasileiro, quando estes dizem respeito à acessar as informações de forma neutra para interpretá-las de acordo com as próprias convicções; ampliar a visão de mundo a partir dos acessos permitidos, sendo que estes envolvam as pessoas em discussões e debates importantes, cujos resultados repercutam positivamente na vida e na sociedade; experimentar o belo de forma mais abrangente, através da manifestações da arte e cultura popular, para interagir e absorver melhor o mundo que nos cerca.
Assim pensando, a escola não deve afastar-se dos textos escritos priorizando apenas a introdução das questões por intermédio das imagens videografadas. Ela deve sim aproveitar-se deste recurso para inserir novas discussões com os alunos, ajudá-los a desenvolver olhares positivos acerca da sociedade e das convivências sociais. Assim, vai ser possível resgatar os valores e redefinir os comportamentos que foram distorcidos desde quando a Tv passou a sobressair-se como educadora dentro dos lares.

2 Comments:

Blogger Gisa said...

A sabedoria é saber o que se deve fazer; a virtude é fazê-lo. (David Starr Jordan)

Abraços
Gisa

9:58 AM  
Blogger wali said...

Oi, a televisão nos abre muitas "janelas". Temos que escolher bem o que vamos "ver".
Segunda estarei de volta. Vamos dar continuidade ao nosso projeto de desafios.
Um abraço!!!

8:28 PM  

Post a Comment

<< Home