My Photo
Name:
Location: Joinville, Santa Catarina, Brazil

Sou professora formada em letras e pós-graduada na área. Exerço esta função há 15 anos, 12 deles na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Sou casada, mãe de uma linda menina (6 anos)e como profissional, busco constantemente melhorar o meu desempenho nas práticas educativas no ambiente informatizado, onde trabalho atualmente.

Monday, May 15, 2006

REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM DA TV E DO VÍDEO
A televisão e o vídeo agregam valor ao processo educativo. Através destes recursos, dá-se movimento às aulas que, às vezes, são recebidas pelos alunos como algo repetitivo, monótono, inanimado. A sedutora linguagem da televisão, o jogo de imagens que apresenta, vestem o discurso na classe com uma nova roupagem, facilitando a interação do aluno no processo educativo. Neste caso, eles (os recursos eletrônicos) aparecem para combater as dificuldades “falta de interesse e desatenção dos alunos”, porque suas estratégias de comunicação e fantástica represenção vão de encontro ao imaginário do aluno, falando mais íntimo e recebendo imediata aceitação. O professor é orientador de processos, ele gerencia suas aulas, e para garantir atualizações permanentes de informações, e dinâmicas procedimentais, precisa apropriar-se da tv e do vídeo como instrumentos didáticos a serem por ele administrados. Assim, suas abordagens se tornam mais atrativas e as discussões dos assuntos, menos abstratas; conseqüentemente, mais acessíveis à compreensão dos alunos.

3 Comments:

Blogger Gisa said...

Fátima
Concordo com você, a TV e o vídeo são recursos de aprendizegem, e quem tem que mediar o processo de aprendizagem é o professor, pois é ele quem tem a responsabilidade de trabalhar as reflexões com seus alunos.
Beijos
Gisa

10:13 AM  
Blogger Gisa said...

Fátima
"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo"
- Galileu
Abraços
Gisa

12:26 PM  
Blogger Gisa said...

"Que cada um considere a si mesmo, não como um homem procurando satisfazer sua própria sede de conhecimento,...mas como um colaborador numa grande obra comum relacionada com os interesses supremos da humanidade."
Hermann von Helmholtz

Abraços
Gisangela

5:25 AM  

Post a Comment

<< Home