My Photo
Name:
Location: Joinville, Santa Catarina, Brazil

Sou professora formada em letras e pós-graduada na área. Exerço esta função há 15 anos, 12 deles na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Sou casada, mãe de uma linda menina (6 anos)e como profissional, busco constantemente melhorar o meu desempenho nas práticas educativas no ambiente informatizado, onde trabalho atualmente.

Tuesday, July 04, 2006

TRABALHO DE CONCLUSÃO
PROJETO DE VÍDEO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Título: Alimentação e qualidade de Vida – Interação Educativa numa Perspectiva Transdisciplinar
Identificação: Maria de Fátima Belmiro - Rua Guilherme, 1095, Costa e Silva, Joinville - SC.
Parcerias Professores de todas as disciplinas da escola, supervisoras, orientadoras, enfermeiras do posto de saúde local, nutricionista da prefeitura e com os alunos de todas as séries (1ª a 8ª série).
Justificativa: No momento atual, o termo segurança alimentar se tornou destaque em todos os países, e representa a responsabilidade do governo de garantir a produção, a distribuição e, principalmente, o consumo da quantidade e qualidade dos alimentos que cada pessoas precisa ter. Assim, o tema alimentação se transformou numa preocupação vigente, atingindo até o setor da saúde, onde os médicos compreendem a ligação de muitas doenças com a inadequação alimentar. Sabe-se que em relação ao acesso ao alimento, grande número da população precisa da intervenção política governamental, mas, quando o fator se refere ao consumo inadequado, sente-se haver necessidade também da intervenção da escola, no sentido de orientar nutricionalmente nossos alunos e a comunidade, para saber selecionar e quantificar os alimentos a serem consumidos. Existe uma idéia de que comer bem é comer muito ou comer carne, o que não é verdade, segundo a opinião do doutor em nutrição, José Eduardo Dutra de Oliveira. É preciso ensinar as pessoas a comerem nutricionalmente bem, e exigir políticas e programas que promovam a boa alimentação. O que se pretende, com este trabalho, portanto, é desenvolver atividades educativas sobre nutrição com a comunidade escolar para conscientizá-la sobre a valor nutricional dos alimentos e a influência destes nutrientes no desenvolvimento humano, bem como, refletir sobre os problemas de saúde ocasionados por hábitos alimentares incorretos. Neste caso, pensa-se em ampliar o quadro de visão das pessoas sobre alimentação, que, normalmente, é fundamentado em conhecimentos muito superficiais, em propagandas de alimentos ou de dietas que até deveriam ser proibidas. Para se garantir a segurança alimentar populacional as pessoas precisam se alimentar de maneira correta e para que isso aconteça faz se necessário o conhecimento sobre os riscos à saúde quando a pessoa alimenta-se de forma inadequada.
Objetivos: Elaborar o cardápio alimentar praticado na família Conhecer os conceitos básicos da nutrição e saúde. Identificar os nutrientes e sua função no organismo. Selecionar e caracterizar uma dieta adequada a nossa alimentação. Valorizar os hábitos alimentares da região compatíveis com os fundamentos da nutrição. Reconhecer a importância da participação comunitária como meio de garantir o acesso a uma dieta adequada.Apropriar-se da capacidade de utilização de recursos tecnológicos para construir o conhecimento e comunicar-se.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Agosto Levantamento do material teórico Como Pesquisa teórica livro, revistas, fitas/DVD (professores).
Agosto Reunião para o planejamento transdisciplinar Como Professores no auditório da escola junto com a equipe técnica-pedagógica para a elaboração e o compartilhamento do projeto.
Setembro Apresentação do tema para a comunidade escolar Como Lançar o tema utilizando um vídeo a importância da alimentação saudável, e expor a necessidade de se trabalhar com o assunto junto aos alunos em sala de aula.
Setembro
Levantamento dos conhecimentos prévios junto aos alunos Como Relacionar as dúvidas e as certezas sobre o tema identificando o que o aluno sabe e o que não sabe e precisa saber sobre o assunto.
Setembro Planejamento e distribuição das atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos Como Cada professor responsabiliza-se por atividades a serem desenvolvidas junto os alunos.
Setembro/Outubro Desenvolvimento das atividades junto aos alunos Como Confirmar as certezas e solucionar as dúvidas utilizando-se de pesquisas; entrevistas na comunidade sobre o cardápio alimentar; seleção de vídeo sobre tema; filmagem dos momentos centrais do trabalho para exibição na socialização; construção do relatórios sobre o trabalho desenvolvido; montagem do jornal mural da escola.
Novembro Socialização dos trabalhos realizados Como Através da exposição de trabalhos em: -painéis, vídeos sobre o cardápio alimentar, - vídeos a respeito do conteúdo - comparativo entre cardápios identificados como inadequados e cardápios reconstruídos -relatórios dos alunos - exibição do vídeo produzido pela escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua durante todo o processo observando-se a realização das atividades e intervindo sempre que necessário.Serão realizadas verificações de aprendizagem utilizando-se dos instrumentos utilizados na construção do conhecimento como as entrevistas, os relatórios, o desenvolvimento das atividades.




3 Comments:

Blogger Gisa said...

Fátima
"Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus
inimigos interiores. É a própria realização do ser."
Anônimo
Abraços
Gisa

5:32 AM  
Blogger Maria de Fátima said...

Gisa,
O modo como as pessoas nos concebem depende do jeito como enxergam nossas práticas e da forma como estas repercutem no interior delas (das pessoas).É bem possível que nossas ações sejam entendidas como atos competitivos, e que nossas descobertas sejam imperceptíveis aos olhos dos outros. O importante porém,é que continuemos acreditando, mobilizados e seguindo nossos propósitos sem a intenção de ferir ninguém.

Abraços,

Fátima.

6:36 AM  
Blogger Gisa said...

Desejo Boas férias para você!
Abraços
Gisa

7:18 AM  

Post a Comment

<< Home